Ads Top

Smiley face

Fãs de Sherlock ficam perplexos com a introdução de personagem há muito tempo esperado no segundo episódio


Os fãs de Sherlock ficaram perplexos com a apresentação de uma personagem no episódio O Detetive Mentiroso.

Este segundo episódio da quarta temporada não apenas revelou que o irmão de Sherlock e Mycroft na verdade era uma irmã chamada Euros (ou Eurus), mas deixou ainda muitas outras surpresas, tensão, empolgação e lágrimas no caminho.

Em um screening especial seguido de sessão de perguntas e respostas no Chapter Arts Centre, em Cardiff, os cocriadores Mark Gatiss e Steven Moffat revelaram que estavam planejando trazer a terceira irmã Holmes para o programa desde a produção de Seu Último Juramento (T3E3).

"O fim deste episódio - a cena em que Euros finalmente se revela - nós já estávamos nos debruçando sobre ela desde que começamos a falar sobre [a temporada seguinte] no ônibus da produção durante [as filmagens] de Seu último juramento, disse Moffat. "Nós estamos falando sobre isso desde então, é estranho ver acontecer. Em algumas horas nós não precisaremos ter que matar as pessoas para manter o segredo".

Gatiss disse: "Isso começou como uma piada anos atrás, na primeira temporada. Quando estávamos fazendo O Grande Jogo, começamos a rascunhar sobre a família Holmes e haveria uma cena em que Mycroft dizia que ele era inteligente, e aí diria, 'Quem dirá você, minha irmã', e aí haveria um corte. Nós achamos que não devíamos dizer muito e ainda bem que não dissemos".

Moffat esclareceu a decisão por trás da escalação: "Nós falamos para a nossa diretora de elenco para que encontrasse alguém que ela achasse que já deveria ser uma grande estrela mas que ainda não estourou. E ela arrasou nisso. Nós mal podemos esperar pela próxima semana. É um grande e velho final, é um finale bem finale, no sentido de que há um grande número no final, não no sentido de que nunca mais faremos Sherlock de novo. A verdade é que nós não sabemos. Nós estamos bem conscientes de que para os envolvidos no programa, Sherlock não é o único [projeto] bem-sucedido.

"Nós não queremos abrir mão. Nós não queremos continuar fazendo até passar do ponto em que [a série] deveria ter sido encerrada, passar do ponto em que achamos que não há mais nada novo a fazer. A gente tem ideias e convencemos as outras pessoas".


Na própria série, Gatiss e Moffat vêm dando pistas da chegada de Euros há algum tempo. Percebam, o nome dela é uma homenagem a um deus grego (um masculino, infelizmente para ela) que é sinônimo do famigerado Vento Leste.

Euros é conhecido por trazer má sorte e, mais especificamente, chuva - o que talvez explique aquela foto enigmática de Sherlock e John em um 221B inundado. Isso também esclarece algumas referências ao vento leste que os fãs devem se lembrar da terceira temporada...

No episódio final da terceira temporada, Seu último juramento, Sherlock e John estão se despedindo pelo o que pode ser a última vez e o detetive diz a seu amigo: "o vento leste nos leva a todos no fim".

E quando o supostamente falecido Moriarty de repente aparece nas telas de todo o país perguntando "Sentiu a minha falta?", Mary pergunta "Como ele pode estar de volta?", ao que John responde, "Bem, se ele está, é melhor se agasalhar. Vem vindo um vento leste".

Há um precedente nas histórias de Sir Arthur Conan Doyle, também. O último adeus de Sherlock Holmes, a aventura final de Holmes (cronologicamente falando) acontece em 1914, às vésperas da Primeira Guerra Mundial. Na cena final, Holmes avisa o Dr Watson que "vem vindo um vento leste", insinuando que ele irá tirar muitas vidas - e a julgar pela cena final de O Detetive Mentiroso, em que Euros aponta uma arma para John antes de apertar o gatilho, o mesmo pode ser verdade sobre a irmã de Sherlock...

Ainda no episódio, nós vemos John Watson surrar Sherlock, ainda abalado pela morte de sua esposa, Mary Morstan, por ter se jogado na frente de uma bala que deveria atingir Sherlock.

Essa cena trouxe lágrimas ao set, contou Gatiss. "A grande cena no necrotério, quando John está surrando Sherlock, nós a fizemos com toda a equipe, Ben, Martin e Toby encenaram e aí tudo ficou em silêncio. Daí todos começaram a aplaudir. Eu nunca tinha visto isso antes, porque foi tão emotivo. Aquela cena em que John desmorona me faz chorar toda vez".

Fontes: Wales Online e Radio Times





Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.