Ads Top

Smiley face


No Dia de Reis, é também considerado pelos estudiosos o aniversário de Sherlock Holmes -- embora Arthur Conan Doyle nunca tenha escrito nada parecido com isso em suas histórias. Vamos entender por que? Para isso, traduzimos e adaptamos um artigo do New York Times:


Esse é um mistério digno de um determinado detetive: Quando é o aniversário de Sherlock Holmes, exatamente? E daí que ele é um personagem fictício? E daí que Sir Arthur Conan Doyle nunca revelou explicitamente a data do aniversário em seus contos e novelas?


Usando uma lógica que é, na melhor das hipóteses, tendenciosa, a maioria dos fãs de Sherlock Holmes concordam com 06 de janeiro como a data de nascimento do famoso detetive britânico -- e milhares se unem para comemorá-lo. [Em 2013, nós da Sherlock Brasil fizemos um piquenique na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro]. A maior e mais antiga das reuniões é a da Baker Street Irregulars, que acontece em Nova York.

A reunião da Baker Street Irregulars, iniciada em 1934 pelos ensaístas literários Christopher Morley e Vincent Starrett, ficou extremamente elaborada, incluindo um banquete de gala, leituras, uma performance literária, coquetéis e cafés-da-manhã especiais durante vários dias. Os Baker Street Irregulars, cujo nome vem do grupo de meninos de rua que Mr. Holmes ocasionalmente emprega nos livros, já teve como membros pessoas como Franklin D. Roosevelt, Harry S. Truman e Isaac Asimov.


Até os anos 90, a organização era aberta exclusivamente para homens. (Como resposta, as mulheres formaram as Aventureiras de Sherlock Holmes). Atualmente [o artigo foi escrito em 2009], o grupo conta com 300 membros pelo mundo, com pessoas de países como Japão, Suíça e Itália.
 Então por que dia 06?

O ator e estudioso Sherlockiano Paul Singleton diz que Christopher Morley apresentou o seguinte argumento: Sherlock Holmes cita Shakespeare frequentemente, mas a única que ele cita duas vezes é "Noite de Reis". "Ele determinou que Sherlock Holmes nasceu na décima segunda noite, que é 6 de janeiro." 
Outro argumento para 6 de janeiro foi feito por William S. Baring-Gould, que produziu a primeira coleção comentada de Sherlock Holmes. Ele e outros argumentam que "O Vale do Terror" (ou "O Vale do Medo"), o último romance de Sherlock Holmes, começa no dia 07 de janeiro.

Holmes parece estar um pouco mau humorado no início da história e perde a paciência com o Doutor John H. Watson. Mas por que ele estaria de mau humor? Por causa de uma ressaca. Por que ele teria uma ressaca? Provavelmente esteve celebrando na noite anterior. O que ele poderia estar celebrando? Certamente, seu aniversário. (Cá entre nós, na melhor das hipóteses, isso é bem nebuloso)

Alguns argumentam que o aniversário de Sherlock Holmes deveria ser no dia 2 de dezembro, o dia do aniversário do Doutor Joseph Bell, o professor que Doyle disse ter usado como inspiração para Holmes.
Outros ainda usam um argumento mais prático para o aniversário do personagem. A primeira aparição de Holmes foi em um tabloide chamado "Mrs. Beeton's Christmas Annual", que foi publicado por volta de 1 de dezembro de 1887. Outros dizem que ele nasceu na imaginação de Doyle, um evento que os estudiosos presumem ter acontecido no outono do mesmo ano, baseado nas anotações do autor.
O ano gera consenso: 1854. O argumento para isso? Em 1914, Holmes foi descrito como um homem de 60 anos, quando ele ajudou na captura e prisão de um espião da Prússia conhecido como Von Bork. Ainda assim, seu centenário foi celebrado em 1987, 100 anos depois de ele ter aparecido no jornal pela primeira vez.
Qualquer que seja a razão, o dia 6 de janeiro pegou como a data de aniversário devido à insistência de Morley como o fundador da Baker Street Irregulars.
"Ele era o líder", disse Singleton. "Ele reforçou isso pelos anos. Todo mundo acabou aceitando. Só Deus sabe porque nós temos que ir a Nova York no meio de Janeiro. Eu queria que ele tivesse nascido em algum dia de maio."
Na verdade, ele diz, alguém propôs um aniversário em maio, após a temporada da Shear Lock, a tradição de depilar ovelhas na Irlanda.
***

Coincidência ou não, o Especial de Natal de Sherlock começa a ser gravado justamente no dia de aniversário de Sherlock Holmes! O que será que vem por aí?

Um comentário:

  1. Nós eu Rayssa e maicon amamos muito o Sherlock somos fã curiosos ... Somos brasileiros ... Adoramos Sherlock Holmes ...

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.