Ads Top

Smiley face

Benedict Cumberbatch toca mesmo violino em Sherlock?

Cheio de posts bacanas, onde reúne várias notícias, curiosidades e afins sobre Sherlock, o blog parceiro Snail Trail pinçou o post da violinista Eros Chater que conta como foi dar algumas aulas para Benedict Cumberbatch. Eu resolvi reproduzir aqui, por ser é extremamente interessante. Os créditos da tradução são para PHS e ST, que assinam o blog.


Cumberbatch toca mesmo violino?

Se alguma vez se questionaram se o ator que representa Sherlock Holmes em “Sherlock” toca realmente o violino tão querido à sua personagem a resposta é “sim”. Ou antes “mais ou menos”.

Passamos a explicar: antes das gravações da série, o ator nunca tinha tocado o referido instrumento mas, para tornar os movimentos credíveis, eles tiveram de ser aprendidos. A violinista Eos Chater, um dos elementos do quarteto de cordas “Bond”, foi contratada, a pedido de David Arnold (o compositor da soundtrack da série), para o ensinar.

Podem ler a descrição completa de todo esse processo no tumblr da violinista aqui.

Foto: Eos Chater
“Estou aqui como a professora de violino de Benedict Cumberbatch e hoje eles estão a filmar cenas para The Reichenbach Fall, o terceiro e final episódio da série 2 de Sherlock. Eu aproximo-me para dar encorajamento e fazer alguns ajustes – Benedict sorri, «Ficou bem?»(ficou) e depois eu dou-lhe uma dica que ele absorve totalmente. Informação é a sua presa e não lhe escapará. Não me surpreende que ele seja um Sherlock tão bom.”, escreve Eos no seu tumblr.

Para quem desconhecia este facto, Eos dá-nos uma descrição muito engraçada da chegada do ator ao set de mota e descreve-o várias vezes como um “motoqueiro”. Mas retornando ao tema deste item…

“A maior parte do tempo das lições é dedicada ao porte e a posição das mãos e o trabalho na peça de Bach que ele tem de aprender, enquanto tentamos encaixar tudo isso com a leitura do guião.”, conta Eos, “Ele é muito rápido – muito focado. Não é nada como uma marionete. E é um verdadeiro perfeccionista. Não se contenta com apenas parecer convincente, ele quer soar convincente também – e, apesar de não tocar nenhum instrumento, ele é muito musical.”

Foto: Eos Chater
“Benedict teve uma semana e conseguiu soar surpreendentemente bem. Não tenho dúvidas de que seria um bom violinista se tivesse disponibilidade para isso.”

As lições de Eos têm como finalidade não que o ator aprenda a tocar realmente violino (até porque foram apenas 4 aulas), mas que aprenda os movimentos e algumas notas para que pareça que ele está de facto a tocar. Tudo o que ele tem de fazer é esboçar a música enquanto observa Eos a tocá-la de verdade do outro lado das câmaras (e é o som dela que é gravado na série). 

Mas Eos conta que o perfeccionismo de Ben fá-lo atingir um patamar completamente inesperado...

“… Benedict pediu uma lição no seu compartimento antes da filmagem de uma cena onde ele toca Auld Lang Syne. Nunca tínhamos conseguido treinar esta antes porque havia tanto para ser feito. Posição de mãos, manuseamento do arco, porte etc. E ele também só precisa de fingir – não precisa de ser perfeito. Mas precisa. Porque ele é o Benedict. Fico surpreendida quando o Ben apanha o tom sozinho – dou-lhe apenas a posição de início e um dedo (oh calem-se) e sento-me aterrorizada à medida que ele agarra as notas. Ele consegue tocá-la em 10 minutos com apenas 3 lições decentes – nenhuma das quais sobre o tom. Ficamos tão excitados que espontaneamente trocamos um ‘dá cá mais cinco’ (uma coisa que eu duvido algum de nós faria normalmente) e eu decido que ele é uma espécie de génio.”

Fan Mail no set/ Foto: Eos Chater
Fonte aqui.


O post original (onde também trazem a ótima versão em Lego para as cenas finais de Reichenbach Fall) é este aqui: http://rastodocaracol.blogspot.pt/2012/04/sherlock-bbc-curiosidades-e-afins.html


Também no Snail Trail, vocês podem ler:



Basil Rathbone queixa-se dos falsos Sherlock Holmes - O engraçado vídeo onde Rathbone se queixa de Benedict e Downey Jr.



5 comentários:

  1. Visitar seu blog foi maravilhoso, adorei tantas post, entrevistas, novidades sobre sherlock em uma só pagina, o único lado 'ruim' foi o fato de depois de ler tanta coisa (e olhas que ainda quero ler muito mais por aqui) ficar ainda mais ansiosa pela estréia da terceira tempora, vc e seu parceiro o Snail Trail fazem uma 'dupla' ótima!!! =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, que bacana! Que bom saber que você gostou, e espero que retorne muitas vezes. Atualizamos com frequência e também postamos diariamente no twitter e facebook!

      O Snail Trail aceitar a parceria foi excelente! Quanto mais, melhor!

      Excluir
  2. Tem uma lista com todas as músicas que ele toca?

    ResponderExcluir
  3. Kkkk jurava que era o Watson que cuidava dos blogs

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.