Ads Top

Smiley face
Fonte: Sherlockology
No novo livro oficial da série, "Sherlock: Chronicles", Mark Gatiss dá única palavra-chave para a quarta temporada de Sherlock: fantasmas!

A única história de Sherlock Holmes escrita por Conan Doyle que se aproxima do sobrenatural é "O Cão dos Baskerville", que já foi adaptada na segunda temporada. Então o que?

Muitos de nossos leitores apostaram que o "fantasma" é dito no sentido figurado: Sherlock será assombrado (terá que lidar) com o fantasma de Moriarty. Não o seu espírito, avisamos logo, mas a sua presença - seja ela em carne e osso, caso o personagem tenha engenhosa e improvavelmente forjado sua morte; seja por alguém vingando sua morte ou colocando algum plano seu em ação. Esta última opção faz sentido: nas histórias originais, Moriarty tem um braço direito, o coronel Sebastian Moran, que tenta matar Holmes no conto "A Aventura da Casa Vazia". Sim, "A Casa Vazia já foi adaptado" como "O Carro Fúnebre Vazio" e, sim, no mesmo episódio vimos um certo Lord Moran envolvido em esquemas ilícitos...mas o personagem passou tão despercebido sem nem mesmo UMA fala, que ninguém considera aquele um Moran digno de nota.

Gatiss: Very good, that guy.
Moffat: Moran.
Gatiss: I shot those bits, incidentally. On the bed. With the bomb. With the suitcase.
The Empty Hearse - Comentários do DVD

Além de Sebastian Moran, Moriarty ainda tem um irmão. O Sherlockology já deu a dica de que o irmão de Moriarty poderia muito bem aparecer na série...(veja aqui). Essa é uma hipótese interessante e completamente plausível!

Imagem: Sempaiko
http://sempaiko.deviantart.com/art/Sherlock-Ghost-336657626
Ajudando a levantar hipóteses, a nossa amiga Holmesiana Laura Medina, lembrou de uma série de contos que poderiam ser adaptados; entre eles, "O Pé do Diabo", cuja premissa tem a cara de Sherlock e seria extremamente interessante de ver na tela - além de oferecer possibilidades para Sherlock ser "assombrado" por Moriarty!

Confira:

"Acho que poderia ser o conto "O Pé do Diabo"! E ainda pode colocar o Moriarty como "fantasma" para assombrar os piores pesadelos de Holmes quando (SPOILER do conto) usa a erva Pé do Diabo junto com o Watson como experimento para solucionar o caso. Na história, uma família inteira fica louca e uma personagem dessa família morre ao ver algo medonho - "um fantasma!". Mas isso por influência dessa erva altamente alucinógena!

Acho que aqueles delírios do Holmes com Moriarty no último episódio (His Last Vow) pode ser um certo gancho para a possibilidade do "Pé do diabo". Mesmo que nesse episódio o Moriarty tenha mais ajudado Holmes que assombrado. Mas isso mostra q ele não desapareceu ou foi esquecido por Holmes. 

Poderia também pensar no "O Homen que Rastejava". Mas é numa linha tênue. Ou mesmo "A Vila Glicínia"), em que um homem é convidado a passar a noite numa casa e no dia seguinte a casa está vazia sem ninguém. Mas como o anterior, é bem tênue.


O que mais me intriga é a cena final de "His Last Vow". O "Miss me" do Moriarty. Se for pelo óbvio, faria sentido se Moriarty não tivesse morrido. Mas isso entra em conflito com a própria série e com o que tanto o Gatiss como Moffat já disseram, que usam o Cânone como norte, como base, como alicerce. E no cânone, Moriarty morre de vez e não volta - vivo, pelo menos. E apesar de eles lançarem várias falsas pistas, já disseram que Moriarty morreu mesmo.

Por hora só consigo pensar no Cel. Sebastian Moran que até agora não apareceu, que eu me lembre, e ele é o braço direito do Moriarty, e já deveria ter aparecido com certo destaque. 

O que ficaria perfeito e cairia como uma luva na cena final de "His Last Vow", seria o conto "A Execução de Sherlock Holmes", conto do livro homônimo, um pastiche. 

A história é, de certa forma, uma revanche do irmão de Moriarty, uma vingança pela morte do Prof. J. Moriarty. [SPOILER DO CONTO] No conto, que ocorre depois de "Charles Augustus Milverton" do cânone, Holmes é sequestrado pelo irmão do Prof. Moriarty, Cel James Moriarty, e pelo irmão de Charles Augustus Milverton, Henry Caius Milverton. E é julgado no submundo pelo assassinato de C.A.M e depois pela morte do Prof. J. Moriarty. Holmes quase morre! Seria interessante ver Holmes sofrendo um pouquinho e usando suas habilidades e dons para escapar com vida sem o Watson. E este se arriscar, mais uma vez, para salvar Holmes!"



Outra hipótese, bem louca, foi levantada pelo blog The Final Problem: E se for uma adaptação - à moda Sherlockiana -  de "Um Conto de Natal", de Charles Dickens para o especial do ano que vem? É a história preferida de Moffat, Gatiss disse que gostaria de fazer mais histórias de fantasmas...bom, a teoria é curta e feita em imagens e você pode vê-la clicando aqui.

E o que você acha leitor? Qual a sua teoria?

Leia Mais: Quarta Temporada

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.