Ads Top

Smiley face

Livro oficial da BBC: "Sherlock: The Casebook"

Sobre uma possível tradução para o português, ver final do post.


Além dos livros promocionais com as histórias originais de Sir Arthur Conan Doyle em capas da série e com prefácios escritos por seus atores e roteiristas (veja aqui) a BBC Books se prepara agora para lançar o primeiro guia de referência oficial da série. Com 160 páginas e capa dura, o livro foi lançado em 25 de Outubro na Amazon UK e já está disponível para venda na Amazon UK

A capa é dobradiça e holográfica, com Sherlock Holmes de um lado e John Watson do outro e uma breve sinopse do livro escrita por cada um deles.

Para ver algumas curiosidades exclusivas extraídas do livro, clique aqui.

Para resenha (em inglês) do site Sherlockology, clique aqui.


Casebook 02-03

Eles contam que o livro é mais compacto do que parece à primeira vista, e que o livro é uma mistura de material de bastidores e material ficcional sobre os casos dos episódios - havendo  falta inexplicada de maiores detalhes sobre "A Queda de Reichenbach" (compreensível) e "O Grande Jogo".

Com material caprichado e bem acabado, o material fotográfico é excelente e inclusive podemos ver uma foto melhor da pedra no túmulo de Sherlock, confirmando seu aniversário no da 06 de Janeiro - a data que todos Holmesianos aceitam como do nascimento de Sherlock Holmes. 

Sobre o material dos bastidores, há entrevistas com Mark Gatiss, Steven Moffat, Martin Freeman, Benedict Cumberbatch e Andrew Scott; comentários sobre a escalação dos atores, a criação do piloto, a refilmagem de "Um Estudo em Rosa", a segunda temporada e a criação e narrativa de "Um Escândalo na Belgrávia" e "O Cão de Baskerville".


Casebook 08-09

Na seção sobre os episódios, são detalhadas as referências, piadas internas que aludem as histórias originais de Conan Doyle e há também seções sobre as encarnações anteriores de Sherlock Holmes, examinando os filmes de Basil Rathbone, o filme de Billy Wlder "A Vida íntima de Sherlock Holmes" e a série da Granada com Jeremy Brett, além de uma concisa biografia de Arthur Conan Doyle.

No material ficcional, há seções como scrapbooks, fazendo do livro uma espécie de guia de episódios mas que no lugar de repetir o que já vimos na tela, as informações são apresentadas em forma de anotações de John escritas à mão, recortes de jornal, relatórios policiais, mensagens de texto e recados em post-it de Sherlock e John. Com um resultado divertido e informativo, os pontos altos incluem artigos da impressa sobre a desastrosa entrevista coletiva de Lestrade e Donavan - que vemos em Um Estudo em Rosa - e um relatório policial de um policial que chegou no National Antiques Museum e encontrou Sherlock e John imediatamente após o assassinato de Soon Lin em O Banqueiro Cego. Também inclui uma incursão pelo 221B narrada por ambos, apontando os vários objetos do local e comentários sobre o famoso crânio. 

Sherlock é pintado como o instigador da conclusão da narrativa do livro, com suas interferências sarcásticas e a última página do livro pontua de forma extraordinária todo o conceito dos bilhetes. Um item que não pode faltar na coleção de qualquer sherlockian!

Sherlock Case Book Full Cover

Sherlock


Sherlock Case Book Sherlock Cover


John


Sherlock Case Book John Cover


Descrição do produto, segundo a Amazon

O primeiro guia oficial para o hit da BBC Sherlock

Fãs de Sherlock Holmes já estarão familiizarizados com O Grande Jogo - onde todos os personagens e eventos nos romances são tidos como reais e discutidos de acordo. O sucesso Sherlock da BBC trouxe o legendário detetive de Conan Doyle para uma nova audiência e Sherlock: The Casebook é O Grande Jogo para a nova geração. Esse não é um guia qualquer.

Cada caso ganha vida nas páginas e são re-examinados através do blog do Dr. John Watson, dos relatórios policiais do Inspetor Lestrade, artigos de jornais sobre os crimes, as anotações de Sherlock e algumas outras pistas sobre os casos.

Intercaladas com as evidências estão entrevistas exclusivas com os astros do programa, Benedict Cumberbatch, Martin Freeman e Andrew Scott, roteiristas e co-criadores Mark Gatiss e Steven Moffat e a equipe de produção sobre tudo desde a escrita dos roteiros e trazer os personagens à vida até ao design do set e produção.

Este é um complemento multi-dimensional para Sherlock e um glorioso tributo ao mundialmente famoso detetive.

Casebook -74-75
Casebook -108-109





No Brasil, ainda sem nenhuma previsão de nenhuma editora. Perguntei aos amigos do blog Snail Trail, de Portugal, se haveria alguma tradução na nossa língua vendida no país deles e reproduzo a resposta:

"Quanto ao livro, vamos tentar informar-nos sobre esse assunto mas, tendo em conta que a série não é propriamente muito popular no nosso país e que muitos de nós preferem ler os seus livros nas suas versões originais, não nos parece muito provável que seja produzida uma versão PT-PT, apesar de nos parecer provável que a versão original esteja à venda nas grandes superfícies, como a Fnac.
No entanto, parece-nos que talvez seja mais provável um versão PT-BR. Você não acha?

Algumas Fnac portuguesas terão o livro "Sherlock: The Casebook" disponível na versão original por 18,75 euros (16,88 euros para aderentes do cartão Fnac) e que é e será possível pré-encomendar e encomendar o mesmo através do site da loja [http://www.fnac.pt/Sherlock-the-casebook/a614631].

(Os portes de envio para Portugal Continental são 40 cêntimos em CTT normal e para Portugal Insular são 2 euros em CTT Expresso.)
"

É indicado comprar até dois itens para não ser taxado (exceto em caso de livros e revistas).

7 comentários:

  1. A capa é bem bonita! Mas convenhamos, é um produto bem supérfluo.

    ResponderExcluir
  2. Eu não dou a minima se é "supérfluo" Eu preciso desse livro!

    ResponderExcluir
  3. Só esclarecendo uma coisa que ficou meio estranha no post: Livros são isentos de impostos.Você pode comprar 2 ou 10 de uma vez, o Estado não pode taxar.

    " Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
    (…)
    VI – instituir impostos sobre:
    (…)
    d) livros, jornais, periódicos e o papel destinado a sua impressão."

    Estou pensando ainda se adquiro o meu, fico divida entre as opiniões dos comentários acima :p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é verdade. Devíamos ter especificado isso. Porque todos os outros podem taxar. Valeu a observação!

      Iremos comprar e resenhar. É um item para fã e colecionador mesmo, só vale a pena para aqueles que gostam de colecionar coisas sobre suas séries preferidas!

      Excluir
  4. A pessoa que sabe um pingo de inglês se derretendo... Eu quero!!! Ç_Ç

    ResponderExcluir
  5. Gente, mesmo o livro sendo um produto que, se você pode, a compra é SEMPRE recomendada, eu ainda sim acredito que devemos disponibilizar os screens do livro online o mais rápido possível porque principalmente para nós, fãs brasileiros, comprar no exterior pode ser mais difícil (nem todo mundo tem cartão online internacional, etc). É muito triste que esse livro maravilhoso seja limitado (como tudo de Sherlock já é. É triste que nem os livros com capas das séries, nenhuam revista da BBC Sherlock e nada do gênero jamais chega ao Brasil, a série é quase desconhecida aqui. Fã de Sherlock aqui sofre pela escasez, queria muito que fosse uma série mais popular)

    ResponderExcluir
  6. Eu n tô nem aí se é supérfluo! EU QUEROOOOOOOOOOOOOOOOOO! EU PRECISOOOOOOOOOOO! T_T

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.