Ads Top

Smiley face

Título do último episódio pode ter vazado + spoilers das gravações



Ao anunciarem os títulos dos episódios (ou telefilmes) da quarta temporada de Sherlock, a produção deixou o terceiro como segredo. Como bons fãs da série, ficamos todos intrigados e diversas teorias passaram a pipocar aqui e acolá.

A única pista concreta que tínhamos foi aquela dada durante a Comic-Con de San Diego: Sherrinford. Sim, este nome esquisito, o primeiro nome que Arthur Conan Doyle cogitou dar para Sherlock Holmes e que, desde então, muitos fãs do cânone sugerem em suas teorias e pastiches se não seria um terceiro irmão perdido/oculto (que jamais foi mencionado nas histórias originais).

Não dá para saber o que eles querem nos dizer com isso.

Mas eis que como bons discípulos de Sherlock Holmes, uma pessoa encontrou no IMDB Pro o currículo de um dos operadores de câmera do episódio dirigido por Ben Caron. E lá estava o título:


O PROBLEMA FINAL.

Quê? "O problema final"? Para quem não sabe, O Problema Final é o conto em que Sherlock e Moriarty se enfrentam pela primeira e última vez, nas Cataratas de Reichenbach. Este foi o conto em que Doyle queria acabar de vez com Holmes, fazendo com que ele desaparecesse/morresse. Os fãs vitorianos não gostaram nada dessa história, e muitos anos depois (especula-se que por problemas financeiros), Doyle não viu outra alternativa senão trazer Holmes de volta dos mortos. Ele ainda tentaria dar um fim às histórias de Sherlock Holmes outras vezes, até decidir aposentá-lo em uma fazenda como criador de abelhas.

Em referência a esse fatídico conto, Moriarty fala várias vezes no "problema final" entre ele e Sherlock no episódio "A Queda de Reichenbach" e já sabemos como isso termina. Ou como não termina, já que a figura de Moriarty ressurge de maneira sinistra no terceiro episódio da terceira temporada, "Seu último juramento".

É importante também ressaltar que: não há confirmação de que este seja o título real do episódio. Pode ser um nome fantasia, por exemplo. Pode ser falso. Pode ser verdadeiro. Ainda não se sabe.

Mas é bom ficar de olho, já que um título como O Problema Final pode ser uma sugestão de que a série vai mesmo entrar em hiato por tempo indeterminado, como Steven Moffat, Mark Gatiss e Benedict Cumberbatch já vinham nos avisando.

Informação de última hora: este episódio será transmitido em dia único nos cinemas britânicos em cinema americano no dia 18 de janeiro. A transmissão contará ainda com 20 minutos extras de imagens de bastidores e entrevistas com elenco! Fonte: aqui 

Note: este é um evento ÚNICO, que acontecerá APÓS A TRANSMISSÃO NA TV. E não tem quase nenhuma chance de passar no Brasil.



***

Dito isso, agora quem está a fim de embaralhar um pouco a cabeça?

No especial A Noiva Abominável temos algumas pistas sobre o fato de que Sherlock sabe o que pode estar acontecendo a respeito do retorno de Moriarty. A solução para o caso da noiva pode estar diretamente ligada à solução para este caso (quem não se lembra, corre pra assistir!).

Sabemos que a explicação para o caso de Moriarty deve ser dada no início da quarta temporada, em "As seis Thatchers". Mas lembrem-se: Benedict Cumberbatch contou que dessa vez a série será como uma história única contada em três partes.

E se você não quer spoilers dos grandes deve terminar de ler esse post agora mesmo.









Para quem continuou até aqui, uma recapitulação rápida, para que você possa acompanhar com a gente:

Em T2E3: A Queda de Reichenbach, Sherlock e Moriarty precisam resolver "o problema final", que resulta na morte de Moriarty e em um plano mirabolante de Sherlock para fingir seu suicídio;

Em T3E1: O Carro Fúnebre Vazio, Sherlock aparece de volta, depois de passar dois anos escondido tentando desfazer a teia de Moriarty.

Em T3E3: Seu Último Juramento, Sherlock é chamado para lidar com Charles Augustus Magnussen, não só uma ameaça ao governo como também uma ameaça à vida de pessoas que são queridas para Sherlock: John e Mary. Vemos aqui Sherlock se transformar em um assassino, ainda que em uam espécie de "legítima defesa", ao atirar em Magnussen. Sherlock é exilado. Sherlock retorna de seu exílio devido ao retorno de Moriarty - que pode ou não ser o vilão em pessoa - a pedido do governo britânico.

Lembrem-se: ninguém disse, até agora, que o perdão foi concedido a Sherlock. E não sabemos ainda o que pode acontecer caso ele falhe.

Em A Noiva Abominável, acompanhamos a viagem pela cabeça de Sherlock, buscando em um caso do século 19 uma explicação para Moriarty estar de volta.

No trailer da quarta temporada, vemos novamente os mesmos membros do governo no caso Magnussen preocupados com alguma situação tensa que está acontecendo.

No mesmo trailer, vemos também esta cena:


Esta cena se refere ao terceiro episódio da quarta temporada. O mesmo que estão dizendo que se chama O Problema Final.

E de quem são essas costas?

Dele mesmo. Moriarty.


E que lugar é esse?

Uma ilha. Uma ilha em que há uma fortaleza.

E nessa fortaleza há nada menos que...uma bandeira! Uma bandeira que a mídia reportou como sendo da organização/família de Moriarty.


Seria esse o brasão:






Mas há gente que está um pouco cética em relação a isso (aqui).

Um outro fato intrigante:

Louise Brealey, a Molly, postou uma foto das filmagens nesse mesmo local e dia em seu Instagram:








Lembrando ainda que Benedict Cumberbatch e Martin Freeman foram vistos gravando em um barquinho. Não sabemos o quão relacionadas a essa ilha estão aquelas filmagens, mas as chances são altas (já que as imagens podem ser montadas depois, na pós-produção).







Mais algumas imagens das filmagens na ilha:







Será que Moriarty estava vivo esse tempo todo e fingiu sua morte? Será um braço-direito? Um irmão (pista: Sherrinford)? Mas Sherlock já nos disse que nunca são irmão gêmeos...

Será palácio mental? Uma fantasia na cabeça de Sherlock muito sofisticada, que incluiria uma fortaleza, helicópteros, homens armados e...Molly?

Se é assim, então para onde Sherlock e John estariam indo de barco? Isso faria parte do Palácio Mental também?

Poderia ser, já que a produtora Sue Vertue disse que eles não gravariam spoilers na frente de todo mundo...

Mas então, porque Sherlock estaria acionando seu Palácio Mental a respeito de Moriarty (e fortalezas, e helicópteros etc.) NO ÚLTIMO EPISÓDIO e não no primeiro?

(Filmagens falsas estão fora de cogitação)

Será que mais uma vez Sherlock e Moriarty, ambos muito vivos, se enfrentarão para o derradeiro problema final?

Qual a sua teoria?

3 comentários:

  1. Olá, primeiramente eu gostaria de agradecer por toda a informação que vocês dão para nós, fãs, as teorias estão definitivamente pipocando em minha mente.

    Gostaria de levar o tópico sobre uma teoria em específico e saber se vocês já a cogitaram: a teoria sobre Molly e Jim serem irmãos, acabei comprando essa teoria e gostaria de saber a opinião de vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Agradecemos pela mensagem. Já vimos essa teoria sim, mas não acreditamos muito nela...

      Excluir
  2. Apesar de ser praticamente impossível, acredito que essa seja uma segunda releitura da queda de Reichenbach, pois se observarmos as pedras com aquelas escadarias, isso se assemelha muito aos livros dos quais eles caem de um local parecido. Talvez haja um segundo confronto entre eles, mas é meio difícil Moriarty estar vivo.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.