Ads Top

Smiley face

Sherlock X Elementary: como a série americana se compara ao hit inglês


Do Digital Spy

Na próxima semana, os telespectadores americanos finalmente terão uma chance de conferir Elementary - a versão da CBS para um Sherlock Holmes moderno atraiu um bom número de críticas, mas no dia 27 de Setembro (e um pouco mais tarde no UK), poderemos decidir se vale a pena acompanhar esta versão moderna dos trabalhos de Conan Doyle.

Steven Moffat, antes de decidir que já tinha dito tudo o que devia, criticou a conduta da CBS - que teve negado os direitos de fazer um remake propriamente dito de Sherlock - chamando o comportamento do canal de "notável".

Mas brigando por Elementary, está a presidente da CBS Nina Tassler, que insistiu em dizer que Sherlock é "um programa maravilhoso mas bem diferente do nosso", completando: "acho que há espaço pra outro Holmes no nosso mundo."

Enquanto isso, a visão de Benedict Cumberbatch sobre seu "rival" é um pouco mal elaborada - primeiro ele desejou sorte ao projeto, depois admitiu estar "cínico" sobre a escalação do seu colega de Frankenstein, Jonny Lee Miller, antes de declarar que sua aparente crítica foi uma citação distorcida.

O Week in Geek teve acesso a um preview do piloto de Elementary (já disponível com legendas em português na internet) há um tempo, então seja você um fã harcore de Sherlock que já descartou o programa ou um novato cauteloso que está considerando dar ou não uma chance a Miller, este artigo recomenda que você cheque esse guia comparativo antes de se jogar a uma conclusão...

Sherlock Holmes (Benedict Cumberbatch) vs. Sherlock Holmes (Jonny Lee Miller)

Sherlock in The Hound of the Baskervilles
© BBC
Poster for 'Elementary'
© CBS















Enquanto Cumberbatch retrata Sherlock como uma figura frequentemente fria e distante - nas suas próprias palavras, "um completo sociopata com um quê de autismo" - O Holmes de Miller é um personagem bem mais caloroso. Ele não é tão sarcástico e, ainda que o comportamento obsessivo e a falta de traquejo social ainda estejam presentes, o modelo de Elementary é bem mais gentil que o seu predecessor.

John Watson (Martin Freeman) vs. Joan Watson (Lucy Liu)

Dr John Watson in Sherlock
© BBC
Lucy Liu and Johnny Lee Miller filming on set for 'Elementary' pilot series in New York
© Rex Features / Curtis Means















Além da óbvia diferença de gênero, é surpreendentemente pouco o que separa esses dois personagens, à parte o fato de que Joan é obrigada a ser a "companheira sóbria" do herói enquanto John se mantém próximo simplesmente por amizade. Certamente há tensão em ambas as relações, apesar de, julgando pelo episódio piloto, rolam faíscas entre os principais de Elementary de uma forma que nunca aconteceu entre os heróis de Sherlock - não importa o insinuem certos locais da internet.

Amigos e inimigos de Sherlock

Jim Moriarty, Andrew Scott, Sherlock
© BBC
Roger Rees
© Rex Features / Gregory Pace/BEI















Não há sinais de Moriarty no piloto de Elementary, então nenhum coitado precisa competir com a reviravolta incendiária de Andrew Scott por enquanto. Mesmo assim, ouvimos dizer sobre planos de introduzir o "Napoleão do Crime" na série americana, com o co-criador de Elementary, Rob Doehrty descrevendo sua versão do vilão como "uma aranha no centro da teia do crime."

Mas o quer que seja que se torne seu maior vilão, certamente parece que Elementary está tomando um caminho diferente com a família de Sherlock. Mycroft Holmes - maravilhosamente interpretado por Mark Gatiss em Sherlock - não parece ser visto em nenhum lugar na série americana. Em vez disso, os executivos sugeriram que há mais probabilidade de conhecermos o pai de Sherlock - talvez interpretado pelo ator de West Wing, Roger Rees?

Você conhece os meus métodos, Watson...

Lucy Liu and Johnny Lee Miller filming on set for 'Elementary' pilot series in New York
© Rex Features / Curtis Means
Richard Castle and Kate Beckett from Castle
© ABC















É claro que a maior questão para os fãs de Sherlock - aquela que uma vez recebeu ameaças de ser levada ao tribunal - é se Elementary se parece com sua rival? O programa compartilha da mesma estrutura e tom? O estilo visual?

A resposta, pelo menos por aqui, é um sonoro não. A intenção não é criticar Elementary, mas falta a ela o bom gosto visual de Sherlock - enquanto o perfeito floreio direcional de Paul McGuigan fez a série inglesa uma bela coisa de se ver, a série americana é mais brutalmente óbvia.

E em termos de tom ou "sensação", Elementary está mais próxima de Bones ou Castle do que da sua contraparte inglesa. Há pouco da obscuridade impregnada em Sherlock - em vez disso, há diálogos ariscos, performances entusiasmadas e diversão.


Sherlock and Watson in The Hound of the Baskervilles
© BBC






















Em geral, o timing de Elementary poderia ter sido melhor - a pressa da CBS em produzir sua própria série com um Sherlock Holmes contemporâneo logo após aparentemente ter tido os direitos de Sherlock negados não deixa de parecer um pouco surrada.

Mas deixe pra trás o começo dúbio da série e você irá descobrir que Elementary é um drama policial perfeitamente satisfatório. O Digital Spy ama Sherlock, mas este programa não é o mesmo que aquele - e isso definitivamente é uma coisa boa.

E você? Irá dar uma chance a Elementary?

Leia a nossa mini-resenha de Elementary na seção 3 em 1, aqui.

16 comentários:

  1. Eu assisti ao Piloto disponivel na internet e claro q comparações feitas, acabei ficando bastante decepcionado. o Sherlock americano parece mais uma série 'policial' comun como Bones - como citaste - do que a beleza da Ciência Dedutiva que maravilhava Watson e os expectadores. Mas tem a Lucy Liu, e eu amo a Lucy Liu! xD vou assistir mais episodios quando sair, se for interessante, msm q mediano, acompanharei.^^

    ResponderExcluir
  2. Já cansei de elementary, não muda nunca!

    ResponderExcluir
  3. Os primeiros ep, de Elementary são cansativos, mas após o 8º começa a se desenrola uma bela trama

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente eu comecei assistindo Elementary ao invés de Sherlock e gostei do que vi. Elementary se parece mais com Bones(como já foi dito), no começo é cansativa mesmo mas do ep. 8 em diante fica mais legal de assistir, mais pela química entre holmes e watson(lucy liu) do que pelos casos. Sherlock(bbc) se parece bem mais fiel ao original, e como sou fã não posso deixar de ver.

    Enfim são séries relacionadas a sherlock holmes mais com caminhos diferentes, cada uma com seu charme, e quem ganha somos nós telespectadores!!

    ResponderExcluir
  5. Sou um pouco rabugenta com utilização de nomes de personagens famosos, e que admiro muito, como é o caso de Sherlock. Se era para fazer uma série policial normal, e distorcer a personalidade fleumática, não precisava usar o nome dele... Sei que atrai espectadores, mas, para mim, é propaganda enganosa.

    ResponderExcluir
  6. Eu assisti Elementary e Sherlock!
    É certo que os primeiros episódios de Elementary se mostraram cansativos,mas é uma série bem executada falando de química entre atores.
    Eu poderia jurar que no episódio 24 eles ficariam juntos
    Já li muitas fanfics JohnLock e confesso que não sou muito fã de Yaoi desses dois,mas agora podemos encontrar um "romance entre os personagens principais" sem escandalizar a sociedade de hoje.
    Isso sem contar a tirada muito boa,até mesmo chocante de Moriarty
    Gosto das duas séries e amo os dois Sherlock's
    Vitória Weasley

    ResponderExcluir
  7. Eu assisti Elementary e Sherlock!
    É certo que os primeiros episódios de Elementary se mostraram cansativos,mas é uma série bem executada falando de química entre atores.
    Eu poderia jurar que no episódio 24 eles ficariam juntos
    Já li muitas fanfics JohnLock e confesso que não sou muito fã de Yaoi desses dois,mas agora podemos encontrar um "romance entre os personagens principais" sem escandalizar a sociedade de hoje.
    Isso sem contar a tirada muito boa,até mesmo chocante de Moriarty
    Gosto das duas séries e amo os dois Sherlock's
    Vitória Weasley

    ResponderExcluir
  8. Já tinha assistido Sherlock, quando ouvi falar de Elementary. Assisti á adaptação americana mas confesso, "com um pé atrás", primeiro pela troca de gênero do Dr. Watson, e principalmente pelo fato da série se passar nos EUA. Como fiel leitora de Sherlock, posso ser um pouco radical, mas acho que perdeu um pouco a magia da "áurea Londrina", e faz parecer que a série da CBS , como citado no texto, quis montar apenas mais uma série policial típica. Isso sem falar que o Sherlock de Bennedict é mais fiel aos livros, o que particulamente me agrada muito mais.Bjs

    ResponderExcluir
  9. Eu sou fã declarada da BBC e tudo que ela faz. Sherlock na minha opinião é simplesmente apaixonante. Os diálogos em tom ácido e provocativo, misturado com tons de humor e as vezes um humor morbido é super divertido e instigante. Os vilões da versão britânica são em sua maioria imprevisíveis. O Martin como Watson é ótimo assim como o Benedict como Sherlock eles absorvem a essência doa personagens.
    Quando lançou a versão americana, tenho de admitir que não gostei, mas resolvi assistir para ter uma opinião formada.
    Logo que vi a mudança de gênero em relação ao doutor me incomodou muito, além do fato de a história se passar nos Estadoa Unidos. A série tem um ar leve diferentemente da da versão da BBC. Mesmo me sentindo incomodada continuei a assistir até o quinto episódio até que me cansei e desisti de assistir. É claro que o fato de eu ter visto primeiro Sherlock influenciou meu julgamento, mas eu espera de Elementary uma certa "escuridão" na série...

    ResponderExcluir
  10. Eu assisti Elementary antes de assistir Sherlock pelo canal Universal. No início até curti, mas não durou muito. Não gostei de duas coisas, Watson ser mulher (nunca imaginei Sherlock namorando e fiquei desconfiada que um dia eles pudessem fazer isso) e, embora muitos aqui gostem da química entre o Sherlock americano e Watson, eu não acho que funcionou. Começa com o fato de ela ser "obrigada" a acompanhar Sherlock por motivos de saúde.

    Antes que me crucifiquem, antes de assistir Sherlock (BBC) eu li em algum lugar que o Sherlock usaria aparelhos de última geração eu meio que imaginei uma série futurista e não gostei da idéia. Assisti ao primeiro episódio (Estudo em Rosa) e sou muito fã. Não ao preconceito, aprendi minha lição!

    ResponderExcluir
  11. Eu assisti os episódios de Elementary é bem legal, mas, o esse Sherlock da série é bem menos sarcástico como costuma ser,parece mais um...drama policial qualquer.Já o Holmes da Sherlock BBC é bem mais sarcástico divertido e tem toda aquela coisa da Ciência Dedutiva ele explora mais essa Ciência q o SH de Elementary...Bom não estou dizendo que Elementary é ruim só estou dizendo que Sherlock BBC tem mais sua dinâmica que Elementary...

    ResponderExcluir
  12. E o Sherlock da BBC parece mais inteligente, ele resolve mais, enquanto o John apenas ameniza sua humanidade, enquanto o Sherlock de Elementary foca mais nas drogas, ele parece mais burro, sempre deixa alguns detalhes passarem e a Watson que cobre, acho que ela está tomando um pouco o espaço dele, mas ainda não assisti a 2ª temporada

    ResponderExcluir
  13. Ótima matéria parabéns,Elementary não me agradou muito sinceramente eu acho que ela não tem muito do Sherlock Holmes ,e isso não é bom, e gostaria também de sugerir que vocês fizessem uma matéria comparando o Sherlock do Benedict Cumberbatch com o do Robert Downey Jr

    ResponderExcluir
  14. Eu gostei bastante d elementary apesar d muitos terem tido outra opinião sobre isso
    Mas, bem as coisas mudam confesso q seria meio estranho mesmo ver watson e sherlock juntos,mas essa serie é diferente e tambem pode mostrar q uma mulher daria para fazer um papel do tipo inteligente e q consegue deduzir as coisas como o homes
    Apesar d n ter visto ainda a série sherlockpara comparar nd mas elementary é legal tambem... E as coisas vao mudando uem sabe o diretor so queria mudar as coisas um pouco sobre o homes e mostra o poder da mulher tambem :/

    ResponderExcluir
  15. Eu acho q o ator da serie sherlock foi um tanto duro ao criticar o "colega" chamando-o de frankenstein
    Afinal eles não estavam comentando sobre a beleza dos atores e sim das séries :/

    ResponderExcluir
  16. Sabe eu acho elementary melhor do que Sherlock, pelos seguintes motivos:

    1: por que temos que nos prender a imagem meio que mágica de Sherlock , ele poderia ser igual a qualquer um, só que mais inteligente, falo isso é que na versão britânica tenta mostrar Sherlock como uma figura fora do comum que deduz coisas impossíveis, e pelo que eu assistir não nos mostra como ele sabe de tudo, a menos que seja um Alien, coisa que em elementary está presente sem tirar a perfeição do seria , sem deixar mórbido.

    2 : outro Sherlock é um investigador então por que os casos não podem ser comuns, na vida real é assim, por que tem que ser casos deslumbrosos, e cheios de rococos, acho desnecessário.

    Por fim acho que se quisermos termos uma aventura fantasia, pegue um livro de fantasia e vá ler ou assistir doc who .

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.