Ads Top

Smiley face

Os 3 temas da terceira temporada

Update 2013: Benedict Cumberbatch e Steven Moffat confirmam a quarta temporada de Sherlock.

Em entrevista, Benedict Cumberbatch confirmou haver planos para a quarta temporada, embora logo depois tenha dito que na verdade não sabia de nada. Ainda que tenha pego todo mundo de surpresa, mais tarde Steven Moffat declarou que, com a entrevista, benedict acabou comissionando a quarta temporada.

O que levou todos a crer que o furo de Benedict na verdade tenha sido uma gafe que arruinaria os planos de Steven Moffat de fazer um grande gancho para a terceira temporada, como você verá abaixo no tópico "BOW".


Update 26/08: Mark Gatiss, Steven Moffat e Andrew Scott dão entrevista ao Guardian e falam sobre os três temas e a terceira temporada. Note: Alguns sites afirmaram que a terceira temporada "pode" ou "deve ser a última. Não é verdade. Não há esse rumor. E neste entrevista fica claro:

Leia trechos abaixo e veja o vídeo:

Guardian: Quanto tempo Sherlock pode continuar?

Gatiss: 160 anos.

Andrew: 161. (Risos)

Guardian: E vocês pensam em um final?

Gatiss: Há muito tempo eu já tinha pensado como seria maravilhoso começar com John Watson e Holmes jovens e continuar enquanto suas personalidades vão se formando. Seria maravilhoso continuar a ter sucesso com um novo público que envelheceria com eles. Seria incrível. Vê-los envelhecer é nossa ambição.

Três palavras:

Guardian: Então, Rato (ou "Traidor" ou alguém que não vale nada). Casamento. Reverência(ou "Aceitar" ou "Se curvar"). Vocês nos dirão mais alguma coisa?

Steven & Mark: Não mesmo. E nós também ainda estamos escrevendo.

Guardian: A internet vai pirar.

Steven & Mark: Não, mas tem o bastante por aí...se você conhece Sherlock Holmes e as coisas que já foram escritas, você consegue adivinhar um pouco o que faremos. Ainda que a gente mude completamente algumas coisas ou não. [Ou seja, mesmo mudando, as pistas estão nas histórias originais!].

Steven e Mark falam sobre como é divertido fazer um programa que todos amam e que a reação dos fãs à longa espera não os estressa em nada. "Estressante é ter um programa que é um fracasso e você ser obrigado  fazer outra temporada. O fracasso é estressante. O sucesso não é mesmo. É algo que você irpá sempre se lembrar", disse Moffat.

Também falam sobre Benedict ter sido o último ator a ser considerado para o papel - e o único para quem enviaram o roteiro para o papel.

Andrew Scott fala sobre como foi [sim, eles grifam isso] divertido interpretar Moriarty.

Mark Gatiss conta também sobre a reação do público que sofreu porque "mostramos ele morto durante dois minutos, mas logo ele estava de volta! Dois minutos!" e como pareceu com a reação do público vitoriano quando Doyle matou Sherlock Holmes (e, na época, eles não sabiam que ele retornaria).

Steven Moffat diz que não se deve subestimar a sorte: "obviamente foi a sorte [a culpada pelo enorme sucesso inesperado de Sherlock].

Link direto para o Guardian, aqui


Post do dia 24/08:



Depois da confusão com os nomes quem iriam integrar o painel Sherlock Masterclass no Edinburgh TV Festival (Benedict Cumberbatch iria se unir a Mark Gatiss, Steven Moffat e Sue Vertue mas precisou cancelar sua participação para promover  estreia de Parade's End durante o programa One Show, da BBC1; Martin Freeman chegou a ser anunciado para três horas depois ser desmentido. Benedict acbou sendo substituído por Andrew Scott), o festival pssou ser aguardado ansiosamente por todos os fãs de Sherlock após Steven Moffat anunciar que iria revelar os três temas (ou as três palavras-chave) da terceira temporada.

Antes do festival, Mark Gatiss fez uma brincadeira, dizendo que as três palavras eram "Cachimbo, Chinelos e Cama". Algumas referências ao cânone, já que Holmes fuma cachimbo (além de charuto e cigarro) e guarda seu fumo em chinelos.


Sim, os criadores da série são chamados de "trolls" pelos fãs. Sim, eles declaradamente se divertem com as especulações e todo o barulho que o fandom faz em torno das suas tramas, pistas e não-pistas. Mark Gatiss estava penas colocando lenha na fogueira, mas as palavras afinal, foram reveladas: Rat, Wedding e Bow. Antes de prosseguirmos, é preciso ter em mente que elas foram ditas diante da imprensa em um festival internacional; portanto, é pouco provável que os criadores estejam tentando "nos despistar", já que suas declarações (e a série) não são feitas apenas para os fãs. Também é bom assinalar que Gatiss e Moffat parecem menos preocupados em descobrirmos o que irão fazer no geral (não nos ganchos, obviamente) e mais em nos surpreender em como irão fazer. As palavras da segunda temporada foram: Woman, Hound, Fall (Mulher, Cão, Queda). As histórias estavam claras, mas ninguém sabia o que iria acontecer e como iria acontecer.

Talvez possamos assumir a mesma coisa desta vez, ainda que as novas palavras sejam mais obscuras. Veremos uma a uma:


"Rat" (Rato), por exemplo, possui várias interpretações e, dentro do cânone, a palavra "rat" aparece como uma pista em "O Mistério do Vale Boscombe" (Spoiler na imagem abaixo) "Rat" também pode significar "traidor", ou algo que remeta à personalidade de Sebastian Moran, já que Mark Gatiss já declarou à imprensa que o primeiro episódio será inspirado em "A Aventura da Casa Vazia". 

Update: Spoilers de "O carro fúnebre vazio" aqui.

Steven Moffat e Mark Gatiss afirmaram que, além dos livros, outras fontes são igualmente canônicas (como os filmes de Basil Rathbone [primeira imagem abaixo] e "A Vida Íntima de Sherlock Holmes". Isto leva à especulações sobre o famoso "O Rato Gigante de Sumatra", história inspirada em um caso citado por Holmes em "O Vampiro de Sussex". Apesar de ser um tem famoso, são vários os pastiches envolvendo o rato gigante de Sumatra com diversas tramas diferentes e, se for o caso, Mark Gatiss e Steven Moffat podem ter resolvido fazer sua própria versão.





"Wedding" (Casamento), parece a mais óbvia e todo pensam em John finalmente se casar com Mary Morstan. Steven Moffat já declarou que as adaptações que mantém Watson em Baker Street são "preguiçosas". Martin Freeman disse que é possível que isso aconteça em algum momento e que o fato de John já aparecer namorando várias mulheres pode ser uma pista de que isso acabará acontecendo (da mesma forma que no cânone, Watson é conhecido por ter tido "mulheres der três continentes"). 

Update: Spoilers de "O Signo dos Três" aqui


"Ah, mas Mark Gatiss disse para uma fã que não iria casar John Watson". Bom, primeiro é verdade que as palavras exatas de Mark Gatiss foram: "I'm not going to marry John Watson", porque ela pediu para ele não fazer isso. A menina em questão já tinha pedido pistas sobre a terceira temporada e Gatiss não tinha dado. Provavelmente, ele não soltaria isso sem querer após ser perguntado sobre a terceira temporada nem diria algo assim para uma fã em um avião e não pra todo mundo. Lembramos também que foi Mark Gatiss quem deu as três palavras falsas; logo, quando ele diz "EU", não signfica que outro roteirista não case John (jáque Gatiss está responsável pelo roteiro do primeiro episódio). 

Se o futuro da série estiver incerto devido às ocupações de Martin Freeman e Benedict Cumberbatch (cada vez mais famosos), faz sentido que vejamos John se casando. É a cereja do bolo. E John perde a mulher no futuro, então ter John casando e numa temporada posterior ficar viúvo/se separar não seria complicado. Os fãs, inclusive, esperam ver Amanda Abbington, esposa de Martin, como Mary Morstan (nada confirmado ou especulado, é apenas um desejo de alguns fãs). 

É bom lembrar que no cânone há a história "O Nobre Solteirão", envolvendo casamentos. E ainda o curioso noivado de Holmes em "Charles Augustus Milverton". Não acha que Holmes pode casar? Então veja o que a produtora Sue Vertue contou AQUI. 

Primeira pista do título: HIS

"Bow" é a mais complicada. O significado mais comum pra "bow" é "reverência". E ainda que  que o Sherlockology (fansite oficial) tenha dito que "bow" foi em "take a bow" (algo como o a reverência que um artista faz ao agradecer o público); "bow " também pode ser usado como o verbo "aceitar", "admitir"; logo somos levados a nos lembrar de "His Last Bow" (O último adeus de Sherlock Holmes), conto presente no livro "The last bow of Sherlock Holmes" (traduzido no Brasil também como "O último deus de Sherlock Holmes") quando Holmes se aposenta. Neste caso, mesmo sendo verbo, pode ser usado no sentido de aceitar a aposentadoria; admitir que é hora de parar.

E por que pensamos isso?

Update: a primeira palavra do título do episódio foi revelada: HIS. Saiba mais aqui.

Porque, além da referência óbvia, Steven Moffat declarou que o último episódio da terceira temporada irá deixar as pessoas "frustradas como nunca estiveram" (leia aqui). Pensamos se tratar de algo trágico acontecendo aos personagens, mas a palavra "bow" deixa a coisa mais angustiante porque, se Holmes se aposentar, isso pode ser feito de maneira que nos deixe sem saber se a série retornará para uma quarta temporada. E Benedict Cumberbatch já disse que não quer passar muito tempo comprometido com TV agora que viu maiores oportunidades em Hollywood (como também disse que não tinha motivo para parar de fazer Sherlock, então não há como garantir nem uma coisa e nem outra).

Over?

Ainda sobre a terceira temporada, Sue Vertue afirmou que janela de cinco meses entre a transmissão no Reino Unido e a transmissão nos Estados Unidos é um problema que precisa ser eliminado; indicando que a próxima temporada seja transmitida simultâneamente. [Provavelmente porque o público americano já havia visto quando estreou por lá - durante screening de "Escândalo na Belgrávia" antes da estreia nos EUA, apenas uma pessoa da plateia admitiu que não tinha visto ainda].

Sue Vertue parece ter dito que a terceira temporada irá estrear durante o fall season de 2013 (ou seja, durante o outono na Inglaterra) - mais provavelmente em Agosto - mas desmentiu a informação ao Sherlockology, alegando que a agenda ainda não havia sido acertada. 

Durante o festival, Mark Gatiss afirmou que Moriarty está morto "mas sua cabeça não podia aparecer explodindo às 21:30 na BBC". Andrew Scott também confirmou que não foi contratado para a terceira temporada mas sabe como Sherlock fingiu sua morte.



Sherlock ainda ganhou dois prêmios no evento:

- Best Terrestrial Programme 

- The Network & Ones to Watch Award







Saiba tudo o que rolou no painel onde as três palavras foram reveladas, AQUI

Mais sobre a terceira temporada:

Steven Moffat: "Temos um final incrível um desenvolvimento impressionante no meio, que é o que estamos buscando. Nós queremos três filmes imprescindíveis e os próximos também serão chocantes nos últimos vinte minutos.AQUI.



Veja tudo o que já sabemos sobre a terceira temporada: AQUI






18 comentários:

  1. Nooossa, quanta informação mas ao mesmo tempo quanta falta de informação!
    Moffat e Mark Gatiss cada dia se revelam mais ainda os reis do troll AHAHAHAHA

    a próposito, Parabéns pelo site de vocês, muito bem feito e organizado, continuem assim :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, tentamos reunir tudo o que sabíamos + o que foi dito para ajudar os leitores a organizarem os pensamentos. Mas obviamente, só eles sabem mesmo do que se trata e o que irá acontecer; só resta a gente esperar mais um ano.

      Belo comentário, agradecemos :)

      Excluir
  2. Primeiro, parabéns pelo blog. Tô sempre dando uma olhada aqui (e no Facebook) pra saber as novidades de Sherlock. :)
    Segundo, as três palavras só me deixaram ainda mais ansiosa pela terceira temporada, hahaha! (Acho que todos os fãs estão assim, hehe).
    Enfim, obrigada por trazerem (e traduzirem) as informações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, moça! Tentamos colocar o máximo de informação possível e traduzir na íntegra o que dá, para que quem não sabe inglês não fique com informações pela metade! Volte sempre!

      Excluir
  3. Quem aí também tá se assustando com "BOW"? HAHA essas três palavras sem dúvida são menos diretas que as da season 2! Confesso que quando entrei no twitter e vi "Pipe. Slippers. Bed" acreditei por um instante hahahaha. São trolls, mas confio neles, eles nos torturam kkk, nos surpreendem, mas não nos fazem mal! Um recadinho pro Sherlock: muito cedo para se aposentar ok, bjs.

    ResponderExcluir
  4. não aceito o John se casar agora, muito menos o Sherlock se aposentar... sacanagem poxa :/

    ResponderExcluir
  5. Mas lembre-se que, apesar de serem as especulações óbvias, podem signficar outra coisa. :)

    ResponderExcluir
  6. O que seria dos fãs brasileiros do Sherlock sem a equipe do Sherlock Brasil? Pessoal, o trabalho de vocês é maravilhoso! Nos mantém informados sobre tudo e ainda interagem com a gente. Os "sherlockians" são todos gratos!
    Quanto a essa overdose de informação, só nos serviu para uma coisa: nos deixarmos mais excitados e ansiosos. Apesar de última palavra sugerir uma possível aposentadoria para o Sher, eu duvido muito que eles findem a série já na terceira temporada. Eu boto muita fé no Mark, ele demonstra entusiasmo com a série. Já em relação aos atores, tenho pra mim que o próprio Benê fica na dúvida entre continuar ou não. Ele gosta. E penso que se houver um apoio, ele continua. O Martin nunca falou nada em sair, então acho que podemos contar com ele.
    Torço pelo menos por mais uma temporada após a terceira. Pelo menos mais uma... Tá, duas, vai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bela mensagem, Josiane! Que bom que você está gostando do nosso trabalho!

      Sim, Martin Freeman tem família em Londres e não pensa em ir para Hollywood. Aliás, Peter Jackson esperou que Freeman terminasse de filmar Sherlock para rodar O Hobbit! Acho que podemos contar com ele! ;)

      Excluir
  7. Steven Moffat, Mark Gatiss e Andrew Scott deram ontem uma entrevista muito interessante ao TheGuardian acerca destas 3 palavras.
    A nossa equipa traduziu-a aqui: http://rastodocaracol.blogspot.pt/2012/08/sherlock-s03-as-3-palavras-theguardian.html

    ResponderExcluir
  8. Eu ão gosto das palavras wedding e bow T_T
    Mas gosto de Rat rs SM *----------*

    ResponderExcluir
  9. Steven Moffat tá assustando todo mundo com essas tres palavras.................. eu não gosto da palavra bow

    ResponderExcluir
  10. ah sim, claro que sei que podem ser outras diversas coisas... rsrs (Vê-los envelhecer é nossa ambição.) e os dos fãs também :)

    ResponderExcluir
  11. Eu já era fã de SH e sou ultra fã dessa série desde que ela entrou no ar em 2010. Não sabia desse blog e eu acompanhava as notícias só pelos fansites em inglês. Agora que conheci tô amando!! Parabéns!! :)

    ResponderExcluir
  12. 161 anos me parece um tempo bastante razoável *__*

    ResponderExcluir
  13. Bow... Esta palavra me assombrara para sempre!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.